ATIVIDADES DA BIBLIOTECA DR. MANUEL BARBOSA

 

“A poupança vai à Escola”

No dia 25 de outubro, a propósito das comemorações do Dia Mundial da Poupança, a Delegação do Banco de Portugal de Ponta Delgada dinamizou, na biblioteca escolar, uma sessão informativa sobre a Poupança para os alunos do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, o Curso Profissional de Técnico de Contabilidade e ainda o Curso de Profij de Técnico de Vendas.

 

 

 

Um conto assustador

No dia 31 de outubro a Biblioteca Escolar vestiu-se a rigor para celebrar o Halloween, recebendo a sala azul três turmas muito especiais: Ocupa 1A, Dov 1A e PP1A para ouvirem uma história assombrosa. Sentados no chão sobre mantas com folhas secas, as professoras Eulália Brum e Paula Tavares, ajudadas por alunas das turmas P2D e P2E narraram uma história muito antiga e assombrosa. Foi grande a emoção e a alegria de ver como a turma P2E recebeu tão bem as turmas DOV 1A e Ocupa 1A e, mais tarde, a turma P2D a turma PP1A. Caso para se dizer que estamos a trabalhar para “Uma escola onde todos contam”.

 

Peddy-papper na biblioteca escolar

“No mês de outubro comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), este ano subordinado ao tema “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar “.

Em Portugal, desde 1999 que o Dia da Biblioteca Escolar se assinala na quarta segunda-feira do mês de outubro (este ano a 23 de outubro), um dia para celebrar o importante papel da biblioteca escolar nas diferentes aprendizagens dos alunos. Para tal há que familiarizar os alunos com a biblioteca, levá-los a descobrir esse espaço de magia e fruição, o que fizemos através da realização de um Peddy-papper para todas as turmas do 7º ano.”

 

Escola Secundária da Ribeira Grande nos Colóquios da Lusofonia

No dia 6 de outubro, numa organização da Biblioteca Escolar, decorreu um encontro com escritores, jornalistas e ensaístas convidados do 38.º Colóquio da Lusofonia que, na nossa escola, debateram a questão “Lusofonia – a interculturalidade no âmbito de uma língua”.

Assim, num debate moderado pela professora Lurdes Alfinete, os convidados Aníbal Pires, Diogo Ourique, Nuno Costa Santos, Jorge Arrimar e Vasco Medeiros Rosa, partilharam com as turmas presentes as suas experiências de vida, permitindo aos alunos conhecer a riqueza cultural do espaço lusófono e refletir sobre a literatura como espelho de diversidade, multiculturalidade e de interculturalidade.

 

Mariupol: Unlost Hope

Resultante de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e o Clube de Cinema da Ribeira Grande, alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos assistiram, no dia 19 de maio, ao documentário “Mariupol: Unlost hope”, uma produção da Organization of Ukrainian Producers (oupdoc.pt), uma organização que pretende apoiar a criação de documentário e ficção ucranianos sobre a ofensiva russa à Ucrânia, sensibilizando o público para a problemática da guerra.

Registo testemunhal da invasão russa da cidade de Mariupol, na Ucrânia, este documentário, de cerca de sessenta minutos, não passou indiferente aos espetadores. No meio do estrídulo das bombas que rebentavam, das sirenes que soavam ou dos aviões que sobrevoavam o céu, ouvia-se silêncio absoluto e confrangedor da plateia, que assistia emocionada à metamorfose de uma cidade representada em tela pela mão de uma artista, como uma catarse, uma forma de superação da tragédia ou uma tentativa de manter a sanidade mental.

De facto, não foi preciso mostrar o horror da guerra para impressionar o espectador, bastou ouvir os testemunhos e ver os rostos daqueles que sofreram as maiores atrocidades provocadas pela guerra.

No fim, não houve palavras que descrevessem o que viram, ouviram e sentiram. Ficou o alerta: o inimaginável pode acontecer.

 

Literatura + Ciência

        

Assinalando o Dia Mundial da Ciência, os alunos do 12º ano, das turmas A, B e C, da Escola Secundária da Ribeira Grande, organizaram e dinamizaram uma feira de ciência na biblioteca escolar e na sala de convívio do bloco B, na qual apresentaram um conjunto de atividades científicas lúdico-pedagógicas, no âmbito das disciplinas de Física e Química, lecionadas pelos professores Manuela Pereira e Luís Valbom.

Pretendeu-se, com esta atividade, enaltecer a importância da ciência para a Humanidade, dando a conhecer aos alunos, quer do ensino básico quer do secundário, algumas das principais descobertas científicas do Homem, através da reprodução em maquete, de vários projetos científicos.

Simultaneamente, os alunos descobriram a relação entre a ciência e a literatura, constatando que vários são os autores portugueses que abordam nas suas obras temas ligados à ciência, quer através do romance quer através da poesia de que servem de exemplo estes versos do heterónimo pessoano Álvaro de Campos: “À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica/ Tenho febre e escrevo. […] Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r-r eterno!”.

 

21 Poemas para a Primavera no Dia Mundial da Poesia

No dia 21 de março de 2022, a Primavera visitou a Escola Secundária da Ribeira Grande. Veio de “Calças vermelhas”, às 8:40, e logo se dirigiu para o Bloco B, pensando, pelo caminho: “(Para quê Poetas em Tempos de Indigência?”). E foi para a sala de aula.

À saída, no intervalo, mesmo no átrio do Bloco B, encontrou um “Amigo” em “Viagem” para a sala de professores. Lá fora, “Os pássaros [nasciam] na ponta das árvores” e, por todo o lado, se ouviam Poema[s].   Depois, viu a Lianor,
“Descalça [ia] para a fonte” e “O menino da sua mãe”para a Secretaria.

Por todo o lado, “Uma pequenina luz bruxuleante” brilhou “no meio de nós e a multidão em volta” para escutar a Poesia. “A propósito das estrelas”, devo dizer que não houve nenhuma “Queixa das Almas Jovens Censuradas” a não ser por não ter sido possível ouvir Nirvana no seu melhor. Não era este o dia para tamanha folia, e sim para o silêncio, para a contemplação ao cair da tarde, na biblioteca, escutando Claire de lune, “Entorpecido[s]”.

À saída pensou: “Quase lá”, pois estar em silêncio parece tarefa impossível nos dias que correm, mas estivemos “Quase lá”, pelo afã de escutar poesia.

 

 

 

 

 

Apresentação do livro Laudalino da Ponte Pacheco – 1963-1975

 

No dia 22 de fevereiro, decorreu no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande a apresentação do livro Laudalino da Ponte Pacheco – 1963-1975, que contou com a presença da editorialista Blanca Martin-Calero, responsável pela edição do livro, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Maia, o professor Laudalino Rodrigues, filhos e netos do Sr. Laudalino Pacheco e demais convidados.

Esta atividade teve como objetivo a divulgação do espólio fotográfico do Sr. Laudalino Pacheco, “o retratista” da Maia, que, montado na sua Zundapp e de máquina fotográfica a tiracolo, ia registando as vivências das populações da Costa Norte da ilha de S. Miguel, nas décadas de 60 e 70. Por outro lado, pretendeu-se ainda, através desta atividade, apelar à importância da preservação e difusão da memória coletiva de um povo, pedra angular na construção da nossa identidade histórico-cultural.

 

Saramago na escola: contar por imagens

No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, os alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande participaram na iniciativa da FJS, em parceria com o Plano Nacional das Artes, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, “Saramago na Escola: Contar por Imagens”, quer através da ilustração do livro A Maior Flor do Mundo, quer através da leitura encenada e da interpretação musical da obra infantojuvenil O conto da ilha desconhecida, com o firme propósito de dar vida às palavras de Saramago.

Falamos de um trabalho de cooperação entre as disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Musical e TIC, que envolveu turmas de diferentes de percursos formativos, como: PP2A, 7ºF, 8º A, 8ºE, 8ºG, 9ºA, 9ºB, 9ºD, 9ºE e P1F, orientado pelos professores Judite Barros e Manuel Cabral, Ana Costa, José Fernandes, Ana Matias, Hélia Lima e Marco Santos.

José Saramago dizia que “escrevia para desassossegar”, para que nós, seres humanos, nos questionássemos sobre o mundo e agíssemos de forma a que nele vivêssemos melhor. N´O conto da Ilha Desconhecida, um homem vai pedir um barco ao rei para navegar em busca de uma ilha desconhecida, esta ilha não é senão a viagem que ele faz para dentro de si próprio, para se conhecer, pois, só através dela é que nos descobrimos como seres únicos nos propomos a fazer algo maior do que o nosso tamanho, do que todos os tamanhos do mundo, como o menino na história d’A Maior Flor do Mundo.

Esta atividade foi a prova de que “juntos somos mais fortes” e que podemos fazer a diferença, levando o nome da Escola Secundária da Ribeira Grande a outras paragens.

 

Novembro 2021 – Oficina de escrita com Afonso Cruz

No âmbito da 4ª edição do Arquipélago de escritores, a Escola Secundária da Ribeira Grande recebeu o escritor Afonso Cruz, com o patrocínio da Fundação Oceano Azul, para a realização de uma oficina de escrita com alunos do ensino secundário.

Esta oficina iniciou-se com uma apresentação do Programa “Blue Azores” aos alunos, o qual resulta de uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, com o objetivo de sensibilizar para a proteção, promoção e valorização do capitalmarinho dos Açores.

De seguida, reunidos à volta de uma mesa da biblioteca, deu-se início à oficina de escrita, onde Afonso Cruz foi compondo e explicando o processo de construção da narrativa: tema, ação, tempo, espaço, personagens e narrador, aprofundando cada uma das categorias narrativas, a trama narrativa, o bom e o vilão da história, entre outras valiosas dicas que Afonso Cruz deu aos nossos alunos para criarem o seu conto.

Assim, esta oficina não só permitiu aos alunos adquirir conhecimentos que lhes permitirão desenvolver o seu gosto pela escrita, como puderam ainda contactar com um escritor português notável, a quem não faltou a simpatia e a bonomia.

 

Novembro 2021 – ESRG participa nas Leituras Centenárias

Assinalando a abertura das comemorações do centenário de José Saramago, no dia 16 de novembro, data em que Saramago faria 99 anos, a Escola Secundária da Ribeira Grande participou na iniciativa Leituras Centenárias, uma parceria da Fundação José Saramago com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura.

Assim, no dia 16 de novembro, pelas 9 horas locais (10 horas no Continente e na Madeira), cem escolas portuguesas leram o conto A Maior Flor do Mundo, entre as quais a nossa, através da leitura de quatro excertos do conto, realizados pelos alunos Alex Peixoto, Gonçalo Almeida, Milton Arruda e João Rafael Costa, da turma PP2A.

Ser uma escola inclusiva é chamar todos à participação ativa, quer seja em pequenos projetos quer seja em grandes, pois todos temos algo para oferecer, como estes alunos do curso Pré-Profissionalizante que, ultrapassando os seus medos e dificuldades, fizeram soar a sua voz, no meio de tantas outras, e nos presentearam com a magnífica leitura conjunta d’ A maior Flor do Mundo.

Aqui fica o link para audição do conto na Rádio TSF.

https://www.tsf.pt/portugal/cultura/ouca-aqui-a-maior-flor-do-mundo-de-jose-saramago-pela-voz-das-criancas-14323625.html

Outubro 2021 – Parar a Ler

No mês de outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), este ano subordinado ao tema “Contos de Fadas e contos tradicionais de todo o mundo”.

Em Portugal, desde 1999 que o Dia da Biblioteca Escolar se assinala na quarta segunda-feira do mês de outubro (este ano a 25 de outubro), um dia para celebrar o importante papel da biblioteca escolar nas diferentes aprendizagens dos alunos.

Ora, cientes da importância que a leitura continua a assumir nos nossos dias e da necessidade de reconduzir os alunos ao prazer que esta nos proporciona, a Biblioteca Escolar voltou a promover a atividade PARAR A LER em todo o espaço escolar.

Assim, durante 10 minutos, lemos na sala de aula, no ginásio, na biblioteca, na reprografia, nos serviços administrativos, no Conselho Executivo e no pátio da escola. Lemos os contos “O Capachinho Vermelho” e “A Gata Borralheira”, não as histórias que estamos cansados de ouvir, mas uma outra versão bem mais divertida. Lemos no manual de português ou no telemóvel, e, durante 10 minutos, o silêncio pairou no ar e saboreamos o prazer da leitura.

 

 



 

Dezembro 2020 / Janeiro 2021 – Concurso de marcadores de livros Harry Potter

20 anos do fenómeno Harry Potter – Biblioteca Dr. Manuel Barbosa e Clube de Cinema da Ribeira Grande premeiam marcadores de livros

A findar o ano de 2020, não fosse a situação extraordinária em que vivemos, talvez tivéssemos assistido a mais um boom Harry Potter, com o lançamento de filmes desta legendária personagem e a reedições da obra de J.K Rowling.

Contudo, o fenómeno não passou desapercebido na Escola Secundária da Ribeira Grande e os alunos foram desafiados a criar um marcador de livro subordinado ao tema Harry Potter e a Magia dos livros, uma atividade promovida pela Biblioteca Escolar Dr. Manuel Barbosa e o Clube de Cinema da Ribeira Grande.

De facto, foram muitos os marcadores de livros a concurso, uma prova inequívoca do interesse pelo tema e da criatividade dos nossos alunos.

A todos os participantes o nosso MUITO OBRIGADO e PARABÉNS aos vencedores.

 

Novembro 2020 / Dezembro 2020 – Homenagem aos autores da Árvore dos livros;

A árvore dos livros – Biblioteca Dr. Manuel Barbosa homenageia seus autores

No passado mês de dezembro, de regresso novamente à escola, após mais um período confinamento e ensino à distância, a Biblioteca Escolar Dr. Manuel Barbosa decidiu homenagear os autores do projeto “A árvore dos livros”: a professora Judite Barros da Costa, anterior coordenadora da biblioteca, e o Sr. João Branco, antigo funcionário da Escola Secundária da Ribeira Grande, artista sem nome, como tantos outros aliás, mas que deixou na memória dos que com ele conviveram a admiração pelo engenho.

Aproveitando o período festivo de Natal que se iniciava, a turma PJS2A leu o conto “Noite de Natal, de Sophia de Mello Breyner, a que se seguiu a inauguração do projeto da Árvore dos livros, com a colocação de uma placa alusiva à sua conceptualização.

A cerimónia de homenagem teve lugar no período da tarde, altura de menor afluência à biblioteca, e contou com a presença da autora do projeto, a professora Judite Barros da Costa, a quem a atual coordenadora agradeceu a enorme dedicação à biblioteca, do Vice-presidente do Conselho Executivo, e de um grupo restrito de docentes, funcionários e alunos.

 

Biblioteca Dr. Manuel Barbosa celebra Dia das Bibliotecas Escolares – Um trabalho colaborativo entre a História, Geografia e Cultura dos Açores e a Biblioteca Escolar

 

O dia das Bibliotecas Escolares, celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro, foi assinalado, na Biblioteca Escolar Dr. Manuel Barbosa, na Escola Secundária da Ribeira Grande, com a inauguração de uma exposição de cartazes desenvolvidos pela turma 9º F sobre a património cultural dos Açores, nomeadamente a Caça à baleia, no âmbito da disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores em parceria com a Biblioteca Escolar.

Esta exposição contou com a presença dos alunos envolvidos, o professor de Ciências Físico-químicas, a Coordenadora da Biblioteca Escolar e mais três docentes. Os alunos assistiram a um momento musical interpretado pelas docentes Ana Medeiros e Eulália Brum, no qual puderam escutar as canções “Rema” e “Boi do mar”, alusivas à temática desenvolvida, seguindo-se uma oficina de origami, desenvolvida pela professora Judite Barros, com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento lúdico-pedagógico através da dobragem de um cachalote em origami.

A proposta da exposição dos cartazes produzidos pelos alunos partiu da coordenadora da biblioteca escolar, como forma de divulgar o trabalho colaborativo desenvolvido entre a biblioteca escolar e a disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores, revelando ser possível a biblioteca escolar contribuir para o desenvolvimento de novas competências, em consentâneo com os conteúdos programáticos e as metas curriculares de cada disciplina.

 

À conversa com o ilustrador André Letria

No dia 2 de março, a ESRG recebeu a visita do autor e ilustrador André Letria, que realizou duas oficinas criativas com alunos do ensino básico, na biblioteca, e uma sessão de apresentação do seu trabalho, no auditório da escola, para o 7.º e 8.º anos de escolaridade.

André Letria nasceu em 1973. É ilustrador e autor. As suas ilustrações preenchem páginas de livros, jornais desde 1992 e alguns dos seus livros estão publicados em vários países. Foi distinguido com alguns dos maiores prémios da ilustração e design e participou em diversas exposições.  Em 2010, criou o Pato Lógico e passou a ser também editor.

Esta atividade foi promovida pela Direção Regional da Cultura, a Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares, partindo de um projeto de trabalho em parceria entre as bibliotecas escolares do concelho da Ribeira Grande e a Biblioteca Municipal Daniel de Sá, com o objetivo de desenvolver ações de incentivo à leitura e à criação de artística.

Com efeito, a partir da exposição itinerante das ilustrações de André Letria para o livro A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, obra de educação literária proposta para o 4º ano de escolaridade, desenvolveram-se atividades diversificadas nas escolas básicas integradas da Ribeira Grande, Maia e Rabo de Peixe e na Escola Secundária da Ribeira Grande, por meio da biblioteca escolar, da leitura encenada e musicada à dramatização de A Maior Flor do Mundo ou da ilustração da história, a criação de um livro Pop-up, marcadores de livros e um pequeno filme de animação.

 

Exposição das ilustrações de André Letria para A Maior Flor do Mundo

Durante a Exposição das ilustrações de André Letria para o livro A maior flor do mundo, de José Saramago, na biblioteca escolar, os alunos do 7º C desenvolveram um trabalho de articulação curricular com as turmas 4º D e 4º E da EB/JI dos Foros, que consistiu na leitura e musicalização da história.

Também os alunos do 7º A participaram na atividade, elaborando marcadores de livros, na disciplina de TIC, para oferecer às crianças.

 

 

 

 

As telas que verteram livros

No dia 25 de novembro, a biblioteca escolar assinalou o Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com a inauguração de uma exposição de fotografias sobre o mar, intitulada “Olhar o mar de Sophia”, da autoria de professores da escola. Patrocinada pelo CCRG – Clube de Cinema da Ribeira Grande.

Esta atividade teve como objetivo angariar fundos para o enriquecimento do acervo da biblioteca, através da venda das fotografias expostas.

A Biblioteca Escolar agradece a todos os que colaboraram nesta atividade: o CCRG; os autores das fotografias: Luís Miguel Almeida, Óscar Ferreira, Vladimiro Ferreira e Renata Nogueira; as Professoras Ana Matias e Ana Medeiros e os alunos Beatriz Furtado, Gonçalo Ferreira, Inês Almeida, Matilde Sousa e Pedro Alves, que abrilhantaram o evento, e aos Amigos da Biblioteca que tornaram possível que este mês chegassem livros novos à biblioteca, há muito aguardados.

 

“Livros Voadores para Timor-Leste” – Por menos de 2€ envie até 2 kg para Timor-Leste

No passado mês de novembro, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária da Ribeira Grande aderiu à iniciativa solidária: “Livros Voadores para Timor-Leste”, através do envio de livros de Literatura Infantojuvenil para o CAFE de Manatuto (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar) de Timor-Leste. Para tal, contámos com a colaboração de alguns Amigos da Biblioteca que suportaram os portes de envio dos livros infantojuvenis doados pelos nossos alunos, os quais também colaboraram no envio dos livros, deixando pequenas contribuições no mealheiro da biblioteca.

Com o apoio de TODOS, gostaríamos de dar continuidade a esta iniciativa de solidariedade, colaborando, também desta forma, para a promoção e divulgação da Língua Portuguesa, em Timor-Leste.

 

 

Encontro dos Amigos da Biblioteca

No dia 11 de fevereiro, na biblioteca da Escola Secundária da Ribeira Grande, realizou-se mais um Encontro dos Amigos da Biblioteca.

A música, a poesia, a arte e a leitura fizeram do nosso encontro, um momento de agradável convívio que reuniu amigos de toda a comunidade escolar: professores, alunos, funcionários, encarregados de educação, antigos alunos, amigos no geral.

 

É uma atividade para agradecer aos Amigos da Biblioteca, ou seja, a todos aqueles que anualmente doam um livro à biblioteca, com o objetivo de aumentar o seu acervo, ou participam nas atividades promovidas por esta, envolvendo-se no trabalho de promoção da literacia dos alunos.