“Um destino acolhedor, acessível, rico de histórias e com lindas cidades ”
Um grupo de alunos da Escola Secundária da Ribeira Grande- Alex Medeiros, Félix Medeiros , Pedro Alves, Carolina Ponte, Marta Gonçalves e Renata Vieira- acompanhados pelos professores Mário Moniz e Isabel Veloso, deslocou-se no passado mês de outubro, durante uma semana, à Macedónia do Norte.
Partiram convencidos que visitavam um país pobre e onde se sentiriam desprotegidos. Fizeram uma viagem longa e cansativa, mas que acabou por valer bem a pena, pois depararam-se com um país seguro e com pessoas que se orgulham da sua cultura e que fazem por a mostrar a quem as visita.
Em Kavadarci, ficaram alojados no mesmo hotel dos participantes turcos e dos famalicenses, o que facilitou o contacto entre os jovens. Depois, seguiram-se dias totalmente preenchidos entre sessões de trabalho na escola Dobri Daskalov e visitas a locais emblemáticos deste país. Visitaram sítios como as ruínas romanas de Stobi, a Baía dos Ossos, o Mosteiro de Sveti Naum, a igreja de Stª Sofia, o monumento Kosturnica, a casa de Madre Teresa de Calcutá, vários museus e o espantoso lago Ohrid, património natural reconhecido pela UNESCO. Passearam pela cidade de Bitola e pela capital do país, Escópia, onde apreciaram os edifícios monumentais e as mega-estátuas do centro histórico da cidade. Tiveram ainda oportunidade de assistir a um espetáculo de ópera, um momento inesquecível para todos.
Esta mobilidade (assim se chamam estas deslocações) à Macedónia do Norte foi muito enriquecedora para todos que reconhecem no projeto ERASMUS+ HELP ensinamentos para a vida que vão desde as coisas mais práticas do dia-a-dia, como a utilização diária da língua inglesa, até conhecimentos mais vastos como a cultura de outros lugares e países. O contacto com paisagens, culturas e pessoas diferentes e o facto de viajarem sem a família também desenvolveu nestes alunos atitudes e valores como a autonomia, a aceitação do outro o espírito de equipa tão necessários para a vida futura.
A viagem à Macedónia do Norte ultrapassou as expetativas em todos os aspetos, sendo por isso que “o projeto ERASMUS + HELP ficará como algo inesquecível nas nossas vidas”.
Agora, aguarda-se a chegada dos grupos de Vila Nova de Famalicão, Turquia e Macedónia do Norte que visitarão os Açores em fevereiro de 2020.
Cá estaremos à vossa espera!