ANO LETIVO 2019/2020
NÓS PROPOMOS: CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Turmas envolvidas: 11ºC (Curso de Ciências Socioeconómicas); 12ºA e 12ªB (Curso de Ciências e Tecnologias)
Professores responsáveis: Manuela Pereira e Pedro Trindade.
Nome do projeto: Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.
Por que nasceu o projeto?
O projeto, em questão, foi desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa / IGOT e pela Esri Portugal no ano letivo de 2011/2012. Na VIII edição, entenda-se 2018/2019, participaram no “Nós Propomos” 52 escolas de todo o país. A nível internacional o projeto “Nós Propomos” encontra-se em grande expansão, uma vez que já se encontra em 3 continentes e 7 países (Brasil, Peru, Colômbia, México, Moçambique, Espanha e Portugal).
A nível Escola, o projeto foi concebido com o intuito de sensibilizar os alunos para problemas territoriais locais, motivando-os, assim, para a elaboração de propostas de intervenção local. Todos os propósitos descritos vão, desta forma, ao encontro de dois eixos emanados no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, em que urge melhorar “a qualidade das aprendizagens dos alunos e “mobilizar a comunidade educativa e parceiros sociais”.
Objetivos específicos:
- aproximar o poder local (Câmara Municipal e respetivas Juntas de Freguesia) das comunidades através da participação dos jovens e das suas escolas;
- valorizar o Estudo de Caso como trabalho experimental sobre problemas locais;
- mobilizar alunos e professores para atividades práticas;
- fomentar redes de cooperação entre atores locais (universidades, escolas, associações locais e empresas).
Impacto do projeto na ESRG (anos letivos anteriores)
O projeto descrito teve um impacto bastante significativo a vários níveis, não só em termos da melhoria das classificações dos alunos nas diversas disciplinas (devido à interdisciplinaridade existente), como também em termos de autoestima (os alunos construíram o seu conhecimento através de metodologias ativas) e reconhecimento externo (sempre que chegavam a “novos caminhos” conseguiam vê-los espelhados na comunicação social (local, regional e internacional), ou da própria Universidade de Lisboa que difundia pelas escolas participantes dos 7 países).
CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES A DESENVOLVER ESTE ANO LETIVO |
Constituição dos grupos de trabalho / temas | Setembro e outubro |
Ligações skype com outras escolas | 1º e 2 períodos |
Angariação de fundos para a viagem (jantares, vendas de produtos na escola e fora desta, etc) | 1º e 2 períodos |
Apresentação dos Projetos desenvolvidos a algumas turmas do secundário (auditório da ESRG) | 2º período |
Apresentação pública dos Projetos desenvolvidos (escolha dos projetos finalistas no Teatro Ribeiragrandense) | 2 período |
Intercâmbio com uma Escola participante do Nós Propomos | 3º período |
Partilha de experiências | 3º período |
Divulgação do Projeto
Os alunos das turmas participantes partilharão as diversas atividades através de uma página elaborada para o efeito, a qual terá uma hiperligação a partir do site oficial da Escola.
Página do Projeto -> https://www.facebook.com/N%C3%B3s-Propomos-Ribeira-Grande-111372746940966/