ANO LETIVO 2019/2020

NÓS PROPOMOS: CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

 

Turmas envolvidas: 11ºC (Curso de Ciências Socioeconómicas); 12ºA e 12ªB (Curso de Ciências e Tecnologias)

Professores responsáveis: Manuela Pereira e Pedro Trindade.

Nome do projeto: Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.

Por que nasceu o projeto?

O projeto, em questão, foi desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa / IGOT e pela Esri Portugal no ano letivo de 2011/2012. Na VIII edição, entenda-se 2018/2019, participaram no “Nós Propomos” 52 escolas de todo o país. A nível internacional o projeto “Nós Propomos” encontra-se em grande expansão, uma vez que já se encontra em 3 continentes e 7 países (Brasil, Peru, Colômbia, México, Moçambique, Espanha e Portugal).

A nível Escola, o projeto foi concebido com o intuito de sensibilizar os alunos para problemas territoriais locais, motivando-os, assim, para a elaboração de propostas de intervenção local. Todos os propósitos descritos vão, desta forma, ao encontro de dois eixos emanados no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, em que urge melhorar “a qualidade das aprendizagens dos alunos e “mobilizar a comunidade educativa e parceiros sociais”.

Objetivos específicos:

  • aproximar o poder local (Câmara Municipal e respetivas Juntas de Freguesia) das comunidades através da participação dos jovens e das suas escolas;
  • valorizar o Estudo de Caso como trabalho experimental sobre problemas locais;
  • mobilizar alunos e professores para atividades práticas;
  • fomentar redes de cooperação entre atores locais (universidades, escolas, associações locais e empresas).

 Impacto do projeto na ESRG (anos letivos anteriores)

O projeto descrito teve um impacto bastante significativo a vários níveis, não só em termos da melhoria das classificações dos alunos nas diversas disciplinas (devido à interdisciplinaridade existente), como também em termos de autoestima (os alunos construíram o seu conhecimento através de metodologias ativas) e reconhecimento externo (sempre que chegavam a “novos caminhos” conseguiam vê-los espelhados na comunicação social (local, regional e internacional), ou da própria Universidade de Lisboa que difundia pelas escolas participantes dos 7 países).

CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES A DESENVOLVER ESTE ANO LETIVO
Constituição dos grupos de trabalho / temas Setembro e outubro
Ligações skype com outras escolas 1º e 2 períodos
Angariação de fundos para a viagem (jantares, vendas de produtos na escola e fora desta, etc) 1º e 2 períodos
Apresentação dos Projetos desenvolvidos a algumas turmas do secundário (auditório da ESRG) 2º período
Apresentação pública dos Projetos desenvolvidos (escolha dos projetos finalistas no Teatro Ribeiragrandense) 2 período
Intercâmbio com uma Escola participante do Nós Propomos 3º período
Partilha de experiências 3º período

 

Divulgação do Projeto

Os alunos das turmas participantes partilharão as diversas atividades através de uma página elaborada para o efeito, a qual terá uma hiperligação a partir do site oficial da Escola.

Página do Projeto -> https://www.facebook.com/N%C3%B3s-Propomos-Ribeira-Grande-111372746940966/

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